Nas ruas

Protesto em Santa Maria reúne centenas de pessoas

"

Os protestos contrários ao governo federal, marcado para este domingo em diferentes cidades brasileiras também têm adeptos em Santa Maria. Até as 14h de domingo mais de 200 pessoas se concentravam na Praça Saldanha Marinho, local marcado para o encontro antes da caminhada. Mais pessoas começaram a chegar e em menos de uma hora do início da concentração já havia o registro de mais de 500 manifestantes, segundo a Brigada Militar.

::Manifestantes protestam contra Dilma na Esplanada dos Ministérios

::Dilma posta vídeo em que defende a "livre manifestação"

::Em apoio a Dilma, grupo assa coxinhas de galinha na Redenção

Parte dos manifestantes usa roupas verdes e amarelas e carrega bandeiras do Brasil. Outros seguram faixas e cartazes com frases contrárias ao governo e até pedindo impeachment da presidente Dilma Rousseff. No protesto ainda há frases de críticas ao aumento do combustível. Organizadores do protesto chamam as pessoas para pintar o rosto durante a concentração na praça.

Pessoas de municípios vizinhos de Santa Maria vieram para a mobilização. A representantes de cidades como Restinga Seca, Itaara, São Martinho da Serra, Agudo, Paraíso do Sul, Quevedos e São Vicente do Sul. Em meio à multidão, pessoas ligadas a governos e partidos. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto foi um dos que se juntou ao protesto.

Na página do Facebook, o evento denominado Impeachment Santa Maria reuniu mais de 6 mil internautas que confirmaram presença. Por trás das mobilizações, há grupos com diferentes ideologias e motivações engajadas pelo 'Fora Dilma', entre eles estão, por exemplo, os Legalistas (simpatizantes de um golpe militar) e o Movimento Brasil Livre (que defende uma cartilha liberal) e outro grupo, o chamado Vem pra Rua.

Os últimos dias foram marcados por manifestações favoráveis e contrárias ao governo federal. Na sexta-feira o movimento foi em defesa da Petrobras em pelo menos 15 Estados. O ato convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi uma "resposta antecipada" a protesto marcado neste domingo.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura manterá texto do primeiro edital de licitação dos táxis

Próximo

Manifestantes foram às ruas em 10 cidades da Região Central

Economia